terça-feira, 14 de julho de 2009

ESCOLA E PREVENÇÃO


Relacionaremos abaixo alguns temas importantes para que a tarefa da prevenção de drogas seja eficaz.1 ADOLESCÊNCIA
• Conduzir o adolescente a compreender e a aceitar as transformações bruscas que ocorrem no seu corpo, nas suas emoções e no seu intelecto nesta fase.
• Ajuda-lo a canalizar o espírito de aventura, de curiosidade, de novas sensações e de crítica para outras áreas fora das drogas.
• Encarar com naturalidade o desejo do adolescente de se informar acerca das drogas e trabalhar em cima desta curiosidade de modo criterioso e sem omissão.
2 FAMÍLIA
• Enfatizar a importância dos laços familiares, da comunicação e da responsabilidade do jovem dentro da dinâmica familiar.
• Ajuda-lo a aceitar a sua realidade familiar como também o diálogo com seus pais ou responsáveis e honrá-los.
• Dar exemplos de laços familiares que são rompidos devido à utilização de drogas pelos filhos.
• Organizar palestras para pais de alunos.
3 ECOLOGIA
• Conduzir o aluno a engajar-se, sem radicalismo, na luta pela preservação da natureza, mostrando-lhe que o nosso corpo faz parte desse equilíbrio e a dependência de drogas vai de encontro a esta harmonia.
4 PODER DE DECISÃO
• Como alguns adolescentes são facilmente influenciados pela falta do poder de decisão, as drogas podem entrar em suas vidas através de colegas que se aproveitam desta fraqueza.
• Conduzir o aluno a saber dizer NÃO, quando necessário; a não ser levado pela opinião dos outros, a tomar decisões acertadas no que diz respeito à sua vida e saúde. Não é o meio em que ele vive que determina´ra sua conduta e suas decisões. Ele deve ter personalidade própria.
• Mostrar ao aluno como os valores têm influência nas decisões que tomamos.
5 MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• Conduzir o aluno a adotar uma postura crítica Dante da influência, muitas vezes prejudicial, que os meios de comunicação podem trazer para sua formação.
• Mostrar como novos valores e novos comportamentos da sociedade são atribuídos também aos meios de comunicação. Ex. desvalorização da cultura local.
6 PROJETO DE VIDA E PARTICIPAÇÃO DO JOVEM NA SOCIEDADE
• A adolescência é uma fase repleta de indefinições, e o educador deve ajudar o aluno a construir o seu projeto de vida e a situar-se diante da sua realidade social.
• Compartilhar com os alunos seus sonhos, seus ideais, seus planos, dúvidas e ansiedades.
• O professor deve estimular o aluno citando exemplos de pessoas que, superando as dificuldades, conseguiram realizar o seu projeto de vida. Deve mostrar, também, exemplos de outras que, procurando as drogas, interrompem o seu projeto.
• Ajudar o aluno a libertar as forças motivacionais para que ele busque novos, baseados nos seus próprios interesses e indagações.
• Procurar abrir espaço para que o aluno questione o seu momento histórico, dando consciência de sua importância como cidadão e agente transformador na comunidade em que vive. O jovem deve ser politizado e atuante. Deve ter uma visão histórica da participação do povo nas mudanças da sociedade.
• Abordar a importância da moralidade pública.
7 RELIGIÃO
• Nos dias atuais está havendo um renascimento da busca religiosa em todos o povos. Ex. Leste Europeu
• A Criança e o adolescente têm a mente e o coração abertos para aceitar a participação de Deus em suas vidas.
• A importância da religião: muitos jovens que deixaram o uso de drogas estão hoje freqüentando igrejas.

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