terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quem sabe estuda, quem ensina aprende

Quem sabe estuda, quem ensina aprende ,ensinar a aprender .
Quando me perguntam por que sempre uso junto ao meu nome o título de Professor, costumo responder: “É porque esse é o único título que não provoca inveja em ninguém”. Esta frase bem-humorada não deixa de ser verdade.
Mas há outras frases muito lembradas sobre a figura do professor que, embora engraçadas, não trazem uma mensagem positiva para nós que professamos essa atividade.
Por exemplo: “Hei de vencer, mesmo sendo professor”. É uma pena que a auto-estima de grande parte dos professores não esteja muito boa, mas para vencer precisamos dar valor ao que fazemos.
Outra dessas frases, que acho bastante negativa, é: “Quem sabe, sabe. Quem não sabe, ensina”. Discordo totalmente. Só se completássemos a frase assim: “Quem sabe, sabe ensinar. Quem não sabe, ensina mal”.
Prefiro um verso inspiradíssimo da poeta goiana Cora Coralina: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
Isto porque ensinar é uma ação generosa. É compartilhar algo que você tem, dividir com as outras pessoas o que você aprendeu. Por outro lado, aprender é um gesto de humildade, abertura para o novo. A generosidade do ensinar e a humildade do aprender são atitudes que fazem a pessoa mais feliz.

Um comentário:

Fagner disse...

Professor Geovane, parabéns pelas palavras descritas neste texto, que de forma inteligente expõe ações de professores aprender ensinando e ensinar aprendendo, pois se analizarmos a fundo todos nós temos momentos de "sermos professor" no dia-dia.